logo RCN
Santa Catarina

Crescimento na produção de pinhão

  • Aires Mariga - A colheita do pinhão é uma atividade é familiar e a coleta fica a cargo dos jovens, pois é necessário subir nas árvores para retirar a pinha.

Segundo levantamentos, safra do pinhão deve aumentar 25%. Além do aumento tende a oferecer sementes de maior qualidade, colhidas no ponto correto da maturação

Sementes graúdas e mais saborosas, colhidas no ponto correto de maturação. Esse é o pinhão catarinense que está chegando às gôndolas dos supermercados a partir deste mês, quando inicia a colheita da semente no Estado.

A partir de levantamentos que os extensionistas da Epagri fazem com os agricultores locais, estima-se um aumento de 25% na produção estadual em relação a 2021. A expectativa é colher mais de 6 mil toneladas na safra deste ano.

Neste começo de safra, o preço pago ao produtor está por volta de R$4,50 o quilo. Segundo César Oliveira de Arruda, extensionista rural da Epagri, a demanda está maior do que a capacidade colheita, fator que pode elevar o preço nas próximas semanas, mas que tende a se estabilizar entre final de abril e a primeira quinzena de maio, quando a oferta será maior.

Painel, que é o maior produtor do Estado, estima colher entre mil a 1,5 mil toneladas, bem mais que as 800 toneladas colhidas em 2021.

O extensionista relata que a colheita deve durar cerca de três meses e meio, garantindo um bom volume.

Os municípios com maior produtividade de pinhão do Estado estão no Planalto Sul Catarinense. A colheita em Santa Catarina iniciou no dia 1° de abril atendendo uma lei criada em 2011 com o intuito de preservar a espécie.


Receba as notícias em primeira mão, acesso no DR News:

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CD4QrJ1W1Dh2l37x3N2dcM

A matéria na integra estará em nossas páginas impressas, leia no Jornal Destaque Regional


Novos inseticidas são homologados Anterior

Novos inseticidas são homologados

Tributação leiteira em debate Próximo

Tributação leiteira em debate

Deixe um comentário